Dilma anuncia ações para mulheres rurais e reajuste do Bolsa Família

Programação da comitiva presidencial no estado foi divulgada durante entrevista coletiva.

Apresidenta da República, Dilma Rousseff, faz hoje a primeira viagem oficial à Bahia. A viagem começa pelo município de Irecê, a 478 quilômetros de Salvador, onde às 11h ela fará a abertura da programação nacional comemorativa do ‘Mês da Mulher’ e anuncia, em companhia do governador Jaques Wagner, reajuste para o programa Bolsa Família, que beneficiará mais de 1,7 milhão de famílias baianas.

Por intermédio do Ministério de Desenvolvimento Agrário serão realizadas ações que contemplam diretamente as mulheres rurais. Conforme o ministro Afonso Florence, durante a visita, serão assinados contratos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar voltados à mulher.

Para facilitar a adesão das mulheres que vivem na zona rural aos programas federais, será realizado o mutirão do Programa Nacional de Documentação de Trabalhadores Rurais. “Durante dois dias, pretendemos atingir a meta de mil mulheres com a emissão de Certidão de Nascimento, carteira de identidade, Carteira de Trabalho e outros documentos fundamentais para que elas sejam contempladas com o conjunto de instrumentos que o governo federal disponibiliza”, disse o ministro.

Capital – A comitiva presidencial deixará Irecê no final da manhã e, às 16h, em Salvador, no Gran Hotel Stella Maris, a presidenta Dilma Rousseff participará da cerimônia do anúncio da implantação do Terminal de Regaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL) da Bahia (TRBA).

Na oportunidade, será assinado um protocolo de intenções entre o Governo do Estado e a Petrobras que define as ações de responsabilidade das partes envolvidas na implantação do terminal. A obra será iniciada em março do próximo ano, com a previsão de ser concluída em setembro de 2013.

3.250 empregos – Com investimento de US$ 706 milhões, a expectativa é de que sejam gerados 3.250 empregos, entre diretos e indiretos. Segundo o gerente executivo da área de Gás e Energia da Petrobras, Antônio Castro, “quando o gás chegar aqui, na forma líquida, tem que ser tornado gás novamente. Ele expande 600 vezes o volume e precisa voltar a ser gás. Isso é feito dentro do terminal. Por essa razão, o processo se chama regaseificação.”

Ascom-Rezende

Fonte: SEAGRI