Dia de campo discutirá sobre as vantagens da adubação verde

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana, estará realizando nesta quarta-feira, 14 de agosto, um dia de campo sobre as vantagens da adubação verde como alternativa tecnológica de produção e controle de ervas invasoras, destinado a produtores orgânicos e agroecológicos, estudantes do ensino médio e superior da instituição e técnicos da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SFA/MS).
O enfoque central da programação do dia de campo será as vantagens do uso dos adubos verdes (leguminosas) com função alélopática no controle de ervas invasoras, principalmente a tiririca, produção de massa seca por hectare, recuperação da vida biológica do solo, controle de nematóides parasitas, além da correção dos aspectos físicos e químicos do solo. Os estudos em andamento permitem um sistema de produção de alimentos mais limpo.
A Unidade Demonstrativa de Adubos Verdes da UEMS foi implantada em parceria com a SFA/MS para fomentar e divulgar entre os estudantes as ações do Programa Bancos Comunitários de Sementes Crioulas e de Adubos Verdes (Programa PBCAV/MAPA-PROBIO). Os primeiros campos experimentais de leguminosas em Aquidauana foram implantados em 2012.
Vários experimentos científicos com o uso de leguminosas e oleaginosas estão em andamento na UEMS pelos alunos do quarto ano de agronomia. Segundo o coordenador dos experimentos, Professor Eduardo, os trabalhos deverão ser apresentados aos produtores e técnicos no próximo Seminário Estadual de Agroecologia que será realizado em 2014, que já está na sua quinta versão.
Os organizadores do evento esperam receber nos campos experimentais de adubos verdes, aproximadamente 400 estudantes do ensino médio e superior. A primeira versão do dia de campo sobre adubos verdes aconteceu em 2012 e reuniu aproximadamente 500 estudantes, inclusive com a participação de escolas municipais do ensino médio de Aquidauana que fretaram ônibus para visitar o projeto.

Fonte: MAPA

Decom: Orlando