Desenvolvimento Rural Sustentável do Cacau (DRS – Cacau)

Será lançado nesta quinta-feira, 4, no município de Jequié, a 390 quilômetros de Salvador, o projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável do Cacau (DRS – Cacau) pelo qual o Banco do Brasil vai liberar financiamentos para 400 produtores rurais do distrito de Florestal. Os recursos serão empregados para recuperação da lavoura cacaueira, com a aplicação de tecnologia elaborada pela Ceplac, no entorno daquela localidade do sudoeste baiano.

Segundo o secretário de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente de Jequié, Walter Sampaio Filho, o projeto ainda envolve agricultores familiares dos distritos de Itaibó e Itajurú também assistidos pelo Termo de Cooperação assinado entre a Ceplac e o município. Na sexta-feira passada, o Plano de Trabalho de Jequié para 2010 foi discutido durante reunião com o chefe do Centro de Extensão da Ceplac (Cenex), Sérgio Murilo Correia Menezes, quando se decidiu pela ida de dirigentes da Ceplac à Florestal.

A ação conjunta da Prefeitura de Jequié com a Ceplac já propiciou a capacitação de 150 agricultores na aplicação do manejo integrado no cultivo do cacaueiro. “Vamos continuar a desenvolver cursos ministrados pelos pesquisadores e extensionistas da Ceplac, já que há entusiasmo por parte dos produtores da região de Florestal”, disse Walter Sampaio Filho, acrescentando que a decisão do prefeito Luiz Amaral é fortalecer a lavoura cacaueira no município e capacitar mais 150 agricultores até o final do ano.

Outro projeto que será lançado na quinta-feira refere-se à implantação de uma unidade demonstrativa para pesquisas na área de cacau irrigado no município de Jequié, tema já debatido com o chefe do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), Adonias Castro Virgens Filho, e pesquisadores da Ceplac que já desenvolvem projetos no semi-árido baiano.

O chefe do Escritório Local da Ceplac em Jequié, o técnico em Agropecuária Edson Járade Santos Miranda, informa que na solenidade também serão distribuídas aos agricultores do Assentamento Formosa Flor da Terra 30 mil sementes melhoradas de cacau para servir como porta-enxerto. E ainda, entregues 500 hastes de clones autocompatíveis (CCN – 51, CCN – 10, PH – 16 e SJ – 02), em kits de 10 hastes para agricultores capacitados em enxertia, poda e coleta de amostras de solos pelos técnicos da Ceplac

Ascom: Rezende
Fonte Ascom- Ceplac