Curso prepara técnicos para o Programa de Melhoramento Genético

O Programa de Melhoramento Genético de Rebanho Bovino da Agricultura Familiar, que visa aumentar a produção de leite no Estado, vai contar com mais 40 técnicos capacitados, a partir do Curso de Nivelamento, que acontece até amanhã (13), no auditório do Centro de Pesquisa e Capacitação do Território da Chapada Diamantina (Centraf), sediado na Estação Experimental da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), em Utinga. A iniciativa é da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), através da EBDA, por meio do Escritório Local de Utinga.

Com as informações técnicas e metodológicas, adquiridas no curso, os participantes irão apoiar as ações do programa, em todo Estado. “Com o melhoramento genético e uma assistência técnica qualificada, a EBDA vai contribuir para aumentar a produção leiteira e a renda dos agricultores familiares baianos”, declarou o presidente da EBDA, Emerson Leal.

A capacitação, que começou ontem, conta com palestras técnicas visando melhor instrumentalizar a execução do programa. São temas do evento: Ater com Qualidade – Experiências Exitosas; Sanidade em Bovinos de Leite; Comercialização de Leite; Reprodução de Bovinos de Leite; Técnicas de Inseminação, e Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) em Rebanhos Bovinos de Leite da Agricultura Familiar.

Segundo o chefe do Departamento de Desenvolvimento da Pecuária da EBDA, Abílio Maia, o curso possibilita a integração entre os técnicos que executarão as ações de apoio ao programa. “Estamos realizando avaliações e discussões desde a instalação do programa, e recebendo sugestões de como melhorar a sua eficiência”, afirmou Maia.

Amanhã (13), os técnicos discutirão, em grupos de trabalho, os aspectos relacionados aos instrumentos de parceria e investimentos sociais, acompanhamento, controle e avaliação do programa, além de visitar as instalações da Unidade de Coleta de Sêmem, na própria estação.

Programa de Melhoramento Genético

Inaugurado no dia 5 de fevereiro deste ano, o Programa de Melhoramento Genético de Rebanho Bovino da Agricultura Familiar visa aumentar a produção de leite da agricultura familiar, através do melhoramento genético do seu rebanho, com transferência da qualidade genética do plantel da EBDA, utilizando a inseminação artificial com assistência técnica qualificada.

Com base na produção de leite, no número de vacas ordenhadas, por município, e no número de vacas ordenhadas, por propriedades (IBGE2007), os seguintes municípios produtores, foram, inicialmente, selecionados para participar do programa: Alagoinhas, Barreiras, Caetité, Cruz das Almas, Feira de Santana, Itaberaba, Itabuna, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.

Ascom-Rezende

Fonte: EBDA/Assimp
(71) 3116-1803/1910, (75) 3331-113/1114/1117
ebda.imprensa@ebda.ba.gov.br