Consultoria acolhe sugestões de Rondônia para Gestão da Ceplac

A Coordenação de Gestão Estratégica da Ceplac e a empresa de consultoria Symnetics acolheram sugestões ao Plano de Gestão Estratégica 2011-2022 apresentadas por lideranças empresariais e políticas e servidores da instituição na Superintendência de Desenvolvimento da Região Cacaueira do Estado de Rondônia. As contribuições foram feitas durante seminários de comunicação realizados nos dia 12 e 13, no auditório do Sindicato dos Servidores da Ceplac de Rondônia (Sintracer), em Ouro Preto D’ Oeste, e auditório da Ceplac, em Porto Velho, respectivamente.
A reunião com a Direção da Ceplac, a Superintendência e os consultores, em Ouro Preto Preto D’Oeste, contou com a participação do deputado estadual Marcelino Tenório, do presidente e vice-presidente do Sintracer Roberto Cella e Cacildo Viana, prefeito de Nova União, Luiz Gomes Furtado, presidentes da Coopable e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) de Buritis, Antonio Rodrigues Vilarin e Reunides Pezin. Além disso, reuniu 48 servidores da Ceplac representando as três regionais de Ariquemes (ERARQ), Ji-Paraná (ERJIP) e Cacoal (ERCAC).
O deputado Marcelino Tenório destacou a importância da cacauicultura para o Estado de Rondônia, principalmente por contribuir para diminuir o êxodo rural. Além de elogiar a iniciativa do Plano de Gestão Estratégica da Ceplac, com cenários em 2022, o parlamentar, que também é membro da Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa, informou que tem feito gestões junto às instituições de crédito para que recursos sejam direcionados à agricultura familiar, se colocando à disposição para a interlocução entre a Ceplac e o Estado.
O superintendente da Ceplac, Francisco das Chagas Rodrigues Sobrinho, falou sobre sistemas agroflorestais (SAFs) com o cacau consorciado com outras culturas ser inserido com prioridade na política de desenvolvimento de Rondônia e pediu ao parlamentar que fizesse gestões junto ao Governo para que a proposta seja efetivada. Depois de ouvir os consultores e apresentarem perguntas, os participantes do seminário fizeram sugestões que foram acatadas para discussão pela equipe e possível inserção no Plano.
O coordenador Técnico-Científico da Ceplac, Manfred Müller, fez breve exposição sobre as ações da instituição neste ano, principalmente no tocante à reestruturação, abertura de concurso público e plano de cargos e carreiras. Falou também das adequações feitas para a gestão de recursos, tendo em vista à edição de decreto presidencial que contingenciou verbas orçamentárias.
No dia 13, em Porto Velho, após abertura pelo superintendente, o coordenador de Gestão Estratégica, Elieser Barros Correia, falou sobre os esforços da Direção da Ceplac pela institucionalização, os estudos e avaliações do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão sobre o plano de cargos e carreiras dos profissionais de apoio administrativo e sobre as ações de fortalecimento da agricultura familiar que tiveram incremento em convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Também fez intervenções o coordenador de Planejamento e do PEC Ceplac Rondônia, Paulo Gil, que anunciou para os dias 8 e 9 de agosto a realização de oficina de capacitação sobre o Planejamento Estratégico em Porto Velho. Ao final, o superintendente da Ceplac, Francisco das Chagas Sobrinho, realçou a importância dos seminários em Ouro Preto D’Oeste e na capital, falou de esperança e defendeu a valorização dos servidores da Ceplac, com a melhoria dos salários e elevação da auto-estima.
O segundo encontro reunião contou com as presenças dos dirigentes: Francisco das Chagas (superintendente); Wilson Destro (coord. do Cenex-RO), Paulo Gil (coord. de planejamento e do PEC Ceplac Rondônia), Elieser Barros Correia, (Coord. Gestão Estratégicos da Ceplac), Aparecida Lúcia de Araújo (Chefe do Setor de Pessoal da Ceplac em Rondônia) e aproximadamente 25 (vinte e cinco) funcionários (motoristas, técnicos, agronômos, administrativos, etc.).
Ascom-Rezende
Fonte: Com informações de Isaias Neto (Ceplac/Suero/PVH) e Raimundo Pires Medeiros (Ceplac/Suero/Estex – OP).
Fotos: Isaias Netto e Raymundo Pires Medeiros
Jornalista ACS/Ceplac/Sueba
Luiz Conceição