Ciência para a Vida: biodiesel aciona motor multicombustível

A produção de biodiesel e o funcionamento de um motor multicombustível são algumas das atrações da 7ª Exposição de Tecnologia Agropecuária da Embrapa – Ciência para a Vida. A exposição, organizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, acontece até 2 de maio, em Brasília.

Quem passar pelo estande da Embrapa Meio Ambiente pode ver o motor multicombustível Stirling, funcionando com o biodiesel produzido na própria feira. O engenheiro agrônomo Luiz Guilherme Wadt explica que a dinâmica do motor. “Nesse equipamento podem ser usados combustíveis líquidos renováveis como etanol e biodiesel ou sólidos como gravetos ou carvão”, informa. Além disso, o motor não necessita de manutenção ou lubrificação e pode ser construído a baixo custo e poucos recursos tecnológicos.

Fontes – Também apresentado na feira da Embrapa, o combustível para alimentar o motor multicombustível é produzido a partir de duas fontes: pinhão-manso e etanol, ambos com alta pureza e baixo teor de resíduos. Os visitantes podem conhecer, ainda, o processo de produção e uso do biodiesel, desde o cultivo de matérias-primas, a transformação e a aplicação em motores a diesel em veículos, motores estacionários e para geração de energia elétrica. (Sophia Gebrim, com informações da Embrapa)

Ascom-Rezende

Fonte: MAPA

Mais informações no site da feira.