Ceplac vai beneficiar cacau dos agricultores da COOPAFS

Como parte da estratégia de verticalizar a produção dos agricultores familiares associados, a Cooperativa de Agricultores Familiares e Economia Solidária (Coopafs) assinou Termo de Cooperação com a Ceplac, através da Superintendência de Desenvolvimento da Região Cacaueira da Bahia, para beneficiamento do cacau e capacitação de mão de obra. A solenidade aconteceu no auditório do Núcleo de Extensão da Ceplac, em Itabuna, na manhã de segunda-feira, 18, contando com mais de 200 participantes.
O ato contou com a presença do superintendente da Ceplac, Antonio Zózimo de Matos Costa, e do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Antônio Marcelino Oliveira, dentre outras autoridades. Segundo o chefe do Centro de Extensão da Ceplac (Cenex), Sérgio Murilo Correia Menezes, com a verticalização da produção o agricultor familiar deixará de vender apenas amêndoas secas de cacau e passará a oferecer ao mercado chocolateiro derivados com valor agregado que lhe darão maior rentabilidade como massa de cacau (liquor), manteiga de cacau e chocolate.

“Há todo um esforço da Ceplac nestas parcerias com as cooperativas de agricultores familiares para beneficiamento do cacau. Mas há que ressaltar a parceria do Governo da Bahia, que desenvolve projeto de implantar pequenas fábricas de processamento de chocolate na Região Cacaueira”, assinalou Sérgio Murilo, que destacou a finalização do projeto da primeira unidade no município de Ibicaraí, situado a 470 quilômetros a sul de Salvador, através da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), cuja gestão será da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Almada e Adjacências (Cooafba).

O presidente da Coopafs, Tilson Prates, disse que os agricultores familiares grapiúnas vivem momento ímpar e não devem desperdiçar oportunidades como a oferecida pela Ceplac e instituições parceiras. “Num primeiro momento, vamos beneficiar o cacau nas instalações deste importante órgão tecnológico do Ministério da Agricultura. Mas o próximo passo será, seguramente, implantar a unidade de processamento de chocolate e produtos de cacau, a exemplo do que acontece com cooperativas congêneres”, declarou, tendo destacado a orientação recebida dos técnicos da Ceplac desde a criação da cooperativa, a exemplo de Edwaldo Pinheiro.

A fábrica de chocolate de Ibicaraí está com 95% de seu projeto inicial concluído como informou a presidente da Cooafba, Maria do Carmo Tourinho Nunes, ao ser entrevista pelo programa “De Fazenda em Fazenda”, produzido pela Ceplac e Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) e apresentado às 5h30min, na Rádio Difusora Sul da Bahia (640 Khz). “Se tivéssemos cacau de qualidade superior, já estaríamos testando os equipamentos e fazendo ajustes na produção de massa de cacau. Mas trabalhamos duro para isto acontecer”, declarou.

Para atender à demanda de cacau de qualidade, o Centro de Extensão da Ceplac tem desenvolvido ciclos de palestras e seminários nos municípios conjuntamente com a Associação dos Produtores de Cacau (APC), Faeb e Senar. Nos próximos dias acontecem seminários em Ibirapitanga (dia 21) e Camacan (dia 26) com palestras enfocando a necessidade de aplicação da tecnologia recomendada aos produtores de cacau. “Reafirmo que há todo um esforço para que a Bahia amplie sua produção de cacau e que seja de boa qualidade, uma exigência dos principais mercados consumidores”, finalizou Sérgio Murilo Correia Menezes.

Ascom-Rezende
Fonte: R2CPRESS/Roberto Rabat
Foto:Wilde Cabral