Ceplac treina extensionistas para o cultivo do dendezeiro
Com a finalidade de difundir e uniformizar conhecimentos sobre a cultura do dendê foi realizado entre os dias 19 a 21 de outubro, na sede do IF Baiano, em Valença, o Curso de Nivelamento em Manejo e Processamento da Produção de Dendê promovido pelo Centro de Extensão da Ceplac (Cenex) e coordenado pelo Fiscal Federal Agropecuário da Ceplac Ivanildo Sobral Santos.
O Curso foi destinado aos extensionistas que desenvolverão as ações de assistência técnica ao cultivo do dendezeiro no Baixo Sul, Litoral Sul e Extremo Sul da Bahia. Além dos 22 extensionistas do Cenex dois profissionais da Região Norte, lotados nos Escritórios Locais da Ceplac de Santa Izabel e Tomé – Açu, no Pará, participaram do evento.
Temas relacionados à Importância do Agronegócio Dendê, Agroenergia, Biodiesel, Melhoramento Genético e Produção de Sementes,Manejo e Adubação, Colheita e Processamento da Produção foram abordados pelos pesquisadores da Ceplac Jonas de Souza, José Roberto Vieira de Melo e José Inácio Lacerda Moura, pelo extensionista Jonildo Gilson Moraes e complementado pela palestra sobre DRS e Financiamento para Dendê proferida pelo representante do Banco do Brasil.
A parte prática sobre processamento da produção de cachos foi conduzida em três unidades semi-industriais de extração do óleo de dendê, localizadas nas Zonas da Cajaíba e Maricoabo, no município de Valença, e sobre o manejo do dendezal em duas áreas implantadas com híbridos Tenera nos municípios de Valença e Taperoá.
O grupo em treinamento e os instrutores criaram um ambiente muito favorável para troca de experiências e informações sobre o cultivo, demonstrando pleno êxito. No encerramento do Curso, realizado nas escadarias da Igreja de São Braz, padroeiro de Taperoá (BA) aconteceu a entrega dos Certificados, avaliação e comentários dos participantes.
Ascom-Rezende
Fonte: Ascom-Ceplac
Jornalista ACS/Ceplac/Sueba
Luiz Conceição
Fotos: Cenex