Ceplac seleciona amostras de cacau para o Salão do Chocolate de Paris
A Ceplac foi designada pelo Programa “Cacau de Excelência”, Edição 2013, como Comitê Nacional de Organização no Brasil, encarregada de receber e selecionar as amostras de amêndoas de cacau, que participarão desse Programa e concorrerão ao “Cacau de Excelência (COE) e ao Prêmio Internacional de Cacau (ICA) a serem anunciados no Salão do Chocolate de Paris, que ocorrerá no período de 30 de outubro a 4 de novembro.
De acordo com o regulamento do evento, foram selecionadas 10 amostras das 28 recebidas que apresentaram melhores características de cacau fino e especial. A qualidade dessas amostras foi avaliada por meio de análises físicas, químicas, sensoriais de aroma e prova de corte realizada na Seção de Controle de Qualidade Vegetal (Secoq/Cenex), e na Seção de Tecnologia e Engenharia Agrícola (Setea/Cepec). Nessa seleção foram contemplados estados da Bahia, Pará e Espírito Santo representando, portanto diferentes origens geográficas e genéticas do cacau do Brasil.
As amostras pré-selecionadas pela Ceplac foram encaminhadas para Paris, no último dia 27 de março cumprindo os prazos estabelecidos. Lá, o Comitê Organizador Internacional, após receber todas as amostras enviadas pelos países produtores participantes da Edição 2013, designará o Comitê Técnico que procederá a análise dessas amostras obedecendo a critérios de qualidade que selecionarão aquelas que participarão das etapas seguintes de avaliação.
Na etapa seguinte, cerca de 500 a 600 gramas de cada amostra serão usadas para preparar liquor que será avaliado (prova cega) por quatro a cinco especialistas internacionais em avaliação sensorial de cacau, utilizando critérios de avaliação harmonizados para permitir a consistência nos métodos de avaliação e pontuação conferida a cada amostra. Além de traços de sabor específico, a pontuação será dada também pelos fatores de “preferência/utilidade”, qualidade global da amostra na produção de chocolates de alta qualidade.
Dessa forma, serão selecionadas 50 amostras finalistas que representam a diversidade de qualidade, melhor flavour, origem geográfica e genética das amostras, para serem transformadas em chocolates. Esses chocolates vão ser degustados às cegas por um júri profissional (fabricantes de chocolate e comerciantes) e por um júri público informal (amadores experientes de clubes de chocolate, jornalistas da imprensa especializada e enólogos), durante o Salão do Chocolate.
O objetivo principal do Programa do COE e do ICA, é promover origens de cacau de alta qualidade, e também estimular a capacidade dos países produtores para pesquisar, avaliar e produzir tipos de cacau especiais. Esse concurso ocorre a cada dois anos, com a apresentação dos resultados finais durante o Salão do Chocolate em Paris – França que é um evento anual.
Na edição de 2011, o Brasil foi o país que teve o maior numero de amostras entre as 50 finalistas, classificando 5 amostras de produtores baianos: Adeir Boida, Edgar Morbeck, M. Libânio, Pedro Magalhães e João Tavares, que recebeu um dos prêmios de Cacau de Excelência. A participação do Brasil nesse evento é tida como de grande importância, pois ele confere reconhecimento global para os produtores e os “terroirs” de origens de cacau de alta qualidade.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Ceplac
Decom: Orlando