Ceplac reafirma sua estratégia em apoio à agricultura familiar
O coordenador geral de Gestão Estratégica da Ceplac, Elieser Barros Correia, reafirmou a estratégia de intervenção, através da pesquisa e extensão rural, em apoio à agricultura familiar, durante a solenidade de abertura do Dia de Agricultura Familiar. Em discurso na manhã desta segunda-feira, 31, no Teatro Municipal de Ilhéus (TMI), a 467 quilômetros de Salvador, no Sul da Bahia, o dirigente destacou que a Ceplac tem Escritório Local em 21 dos 26 municípios Território Litoral Sul, que abrange a área de 14.736,20 Km².
“A instituição tem maior capilaridade e seus extensionistas e técnicos nestas unidades locais estão à disposição para oferecer serviços de pesquisa e extensão rural”, disse Elieser Correia. O evento visa discutir temas importantes, como crédito, assistência técnica, capacitação e comercialização de alimentos, além da formatação de inúmeras propostas voltadas para o aperfeiçoamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) neste ano.
Na saudação aos participantes o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, disse que era um momento de grande importância para Ilhéus e região porque os que estavam presentes tinham como objetivo debater políticas públicas capazes de fortalecer ainda mais a agricultura familiar, proposta fundamental para continuar melhorando a vida da nossa gente e alavancando o desenvolvimento deste país. O ato público, que lotou as dependências do TMI, também foi prestigiado pelo presidente da Amurc e prefeito de Uruçuca, Moacyr Leite, deputados federais e estaduais.
A solenidade contou ainda com a presença de representantes do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA); Ceplac e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do Ministério da Agricultura; secretarias estaduais de Agricultura e Planejamento; secretarias municipais de Governo e Agricultura; Conselho de Comunidades Rurais do Litoral Sul, Federação dos Trabalhadores na Agricultura da Bahia, Direc-6, Banco do Nordeste e sindicatos de trabalhadores rurais, além de diversos outros órgãos e entidades ligados à agricultura familiar.
Na oportunidade foram assinados alguns convênios de financiamento de projetos e programas voltados para o fortalecimento da agricultura familiar, dentre os quais para a entrega de um veículo e de vários móveis que servirão à Cooperativa de Produtores Agrícolas de Ilhéus e de 17 unidades simplificadas de beneficiamento de doces e polpa de frutas. Além disso, um termo de compromisso objetivando o processamento de amêndoas de cacau no Centro de Desenvolvimento e Capacitação Tecnológica da Superintendência da Ceplac na Bahia, na rodovia Ilhéus-Itabuna.
Após a solenidade foram proferidas palestras abordando assuntos variados como eletrificação rural, financiamento, aquisição de alimentos e assistência tecnológica. Já na praça Dom Eduardo, em frente ao Teatro, foi montada uma exposição de produtos agrícolas em 40 barracas e palco para apresentações artísticas. Também foi definida uma programação institucional, que incluiu a emissão de documentos, como RG, CPF e CTPS, dentre outros serviços, o recadastramento de produtores rurais pelo BNB, distribuição de mudas de cacaueiros e essenciais florestais pela Ceplac, atendimento médico-odontológico e cadastramento do Programa Bolsa Família pela Prefeitura de Ilhéus.
Fotos: Clodoaldo Ribeiro.
Ascom-Rezende
Fonte: Assessoria de Comunicação da Ceplac