Ceplac promove Seminário sobre Cultivo do Cacaueiro em Linhares

Cacauicultores de Linhares, no Espírito Santo, terão a oportunidade de ampliar conhecimentos, desfazer dúvidas e obter as modernas tecnologias no cultivo do Theobroma cacao nesta terça e quarta-feiras. A Gerência da Ceplac naquele estado do sudeste promove o Seminário sobre Cultivo do Cacaueiro em parceria com a Associação dos Cacauicultores de Linhares (ACAL) que será realizado a partir das 7h30min na Universidade Aberta do Brasil (UAB), na Avenida Presidente Costa e Silva, 155, no bairro Novo Horizonte.

A palestra de abertura, às 9 horas, será proferida pelo extensionista da Ceplac Milton José da Conceição abordando o tema “Manejo Integrado na Cacauicultura Moderna”, seguido da palestra “Impactos da Pesquisa na Produtividade do Cacau” pelo chefe do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), da Superintendência da Ceplac na Bahia, Adonias de Castro Virgens Filho. Às 13h30min acontece a palestra “Gerencia de Propriedades Rurais” pelo extensionista Ednaldo Ribeiro Bispo.

Às 15 horas o extensionista da Ceplac Ivan Costa e Souza faz a palestra “Como Ampliar a Produtividade na Cacauicultura Moderna” e às 16 horas, o pesquisador Marco Antonio Galeas Aguilar, da Gerência da Ceplac no Espírito Santo (Geres) fala sobre “Resultados de Pesquisa Agromos em Linhares”. Às 18 horas haverá a sessão de encerramento.

Na quarta-feira, 25, entre as 8h30min e 11h30min, o extensionista Josias Silva Macedo faz demonstração de aplicação de sacarose no cacaueiro, uma tecnologia desenvolvida pela Ceplac, através do pesquisador Deraldo Ramos Vieira. A técnica consiste na aplicação 2,5 Ml/planta de indutores de resistência na planta via injeção no tronco, em dose única, ou pulverização foliar de 10 a 15 Ml/planta, com três a cinco aplicações ao ano, a depender das condições climáticas e epidemiológicas da plantação, sem perda de eficiência.

São patrocinadores do evento Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Gecal, Sicoob, Incaper, ACAL, Prefeitura de Linhares, Governo do Estado do Espírito Santo. A presença pode ser confirmada pelos telefones (027) 3264-0033, 3263-1422 ou 3264-2739.

Ascom-Rezende

Fonte: CEPLAC/Jornalista ACS/Ceplac/Sueba

Luiz Conceição

Assessoria de Comunicação da Ceplac

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *