Ceplac promove Encontro Regional de Gerentes para apresentação de Projetos que compõem o seu Plano de Gestão

 A Ceplac promoveu nos últimos dias 11, 12 e 13 de setembro, no Centro de Treinamento da Instituição, Encontro Regional de Gerentes com o objetivo de apresentar e consolidar o processo de elaboração e gestão dos Projetos que estão sendo desenvolvidos na área da superintendência do Estado da Bahia.
Presente ao Encontro, o Coordenador Geral de Gestão Estratégica da Ceplac/Diret, Elieser Correa explicou que essa é mais uma atividade de execução do plano de gestão estratégica da Ceplac. “Na estratégia definida pela Ceplac, além das grandes iniciativas que denominamos de coorporativas, cada estado definiu um painel de contribuições que são chamados projetos estratégicos. Então a estratégia definida para a Bahia, assim como para os outros seis estados atendidos pela Ceplac, é composta de projetos que serão executados tanto pelas áreas de gestão como pelas áreas de pesquisa, extensão e desenvolvimento rural”.
Ele acrescentou, ainda que “nós estamos realizando aqui na Bahia exatamente os 43 projetos do plano de contribuição da Superintendência do estado da Bahia, e para cada um desses projetos foram nomeados gerentes pelo Superintendente Juvenal Maynart, que são profissionais que atuam na área da extensão, pesquisa e gestão”.
Os projetos, de acordo com Elieser Correa, são voltados para o fortalecimento e profissionalização da gestão. “Estamos discutindo a questão do concurso público, o processo de reestruturação institucional da organização, as medidas motivacionais para a organização interna da nossa organização, além de aspectos voltados também para a reestruturação do sistema de comunicação social da Ceplac”.
O chefe de planejamento da Ceplac na Bahia, Antonio Zugaib, ao agradecer os gerentes pelo esforço em elaborarem seus projetos, disse que o Encontro superou as expectativas. “Senti que a Ceplac ainda está viva. Foram apresentados projetos muito bem elaborados, nas áreas de pesquisa, assistência técnica e extensão rural – ATER e gestão administrativa, onde pude constatar que quando acionado o ceplaqueano responde a altura, com garra e competência”.
Antonio Zugaib avaliou que a discussão dos projetos foi de alto nível e certamente contribuiu para melhoria cada vez mais dos projetos apresentados. “Quando executados em conjunto vão dar um grande suporte aos objetivos estratégicos e certamente será importante para o cumprimento da missão e da visão de futuro da Ceplac”, assegurou.
O próximo passo, segundo Antonio Zugaib, antes de alinhar os projetos no orçamento da Sueba e da Ceplac, assim como, em outras fontes de recursos será internalizar os projetos com os devidos Centros (Cepec, Cenex e Diao), que certamente contribuirá para melhorar o seu desempenho e por extensão o desempenho do Plano de Gestão como um todo. Os chefes dos Centros é que irão supervisionar diretamente os projetos aprovados pelos Centros e pela Superintendência. A Sueba através do Serviço de Planejamento terá a incumbência de realizar e coordenar as reuniões de Análise Estratégica (RAE), previstas no Plano de Gestão da Ceplac”, informou ele.
Antonio Zugaib finalizou, informando que no próximo evento os gerentes de projetos terão a condição de convidar outros técnicos que possam contribuir para o melhoramento dos projetos e consequentemente do Plano de Gestão da Ceplac.
Fonte: Jornalista da Sueba – Superintendência da Ceplac na Bahia
José Carlos Peixoto
Fotos: Águido Ferreira

Ascom-Rezende