Ceplac e Embrapa lançam nova cultivar
Com o objetivo de aumentar a diversidade de forrageiras disponíveis para a pecuária nacional, a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) lançou em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) uma cultivar de Bracearia humidicola. A espécie denominada Tupi apresentou resultados positivos quando comparada com a Bracearia humidicola comum.
Durante a pesquisa, as forrageiras foram submetidas a dois anos de pastejo com bovinos de corte. Nesse período, foi possível observar que a forrageira Tupi apresenta como vantagens o estabelecimento mais rápido e maior proporção de folhas. Essa espécia requer uma utilização mais baixa, o que faz com que seja necessário mantê-la a uma altura média de 15 cm quando o pastejo for continuo de 10 cm a 20 cm quando o pastejo for rotacioando.
Na Bahia, observou-se a produção média de 13 arrobas de gado por hectare, com o uso mínimo de fertilizantes durante o estabelecimento da pastagem. “Os dados gerais obtidos justificam a recomendação da nova cultivar não só pelas produções obtidas mas também pela necessidade de se aumentar a diversidade de forrageiras disponíveis para a pecuária nacional”, afirma José Marques.
Fonte: Mapa
Ascom – Armênio