Ceplac dispõe de tecnologia para a produção de cacau de elevada qualidade

Ao longo de 53 anos, a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) investe no desenvolvimento de tecnologias capazes de orientar aos produtores rurais que queiram cultivar cacau. A dedicação às pesquisas levou a Ceplac a deter conhecimento suficiente para viabilizar a produção de cacau de elevada qualidade.

É desta forma que a Ceplac pode contribuir para o incremento e a melhoria da produção cacaueira do Espírito Santo que hoje conta com um novo e importante impulsionador: uma fábrica de processamento de cacau de origem – a Floresta do Rio Doce Agroderivados S/A.

A empresa foi inaugurada na última sexta-feira, dia 7 de maio, em Linhares. O evento contou com a participação do diretor adjunto da Ceplac, Edmir Ferraz, o superintendente da Ceplac na Bahia, Antonio Zózimo de Matos Costa, o gerente regional da Ceplac/ES, Paulo Roberto Siqueira e a pesquisadora do Centro de Pesquisa do Cacau da Bahia (Cepec), Neyde Alice Bello Pereira.

A indústria Floresta do Rio Doce vai processar o cacau cultivado em Linhares e municípios vizinhos como Aracruz, João Neiva e São Mateus produzindo liquor de cacau, matéria-prima destinada para a elaboração de chocolates. De acordo com o diretor-presidente, Paulo Roberto Gonçalves, a empresa vai valorizar as qualidades do aroma e do sabor do chocolate.

Ele informa que o processamento do fruto plantado às margens do Rio Doce, em Linhares, será separado para se definir a qualidade do sabor e do aroma do produto em cada região do Espírito Santo. A idéia é que sejam produzidos chocolates reconhecidos no País e no mundo como cacau de origem de Linhares.

“Queremos obter o reconhecimento do cacau do Espírito Santo no mercado de chocolate. A indústria Floresta do Rio Doce vai produzir um produto inovador que vai levar ao resgate do agronegócio brasileiro. Mas, sem a crença do produtor de cacau nada disto é possível”, disse Gonçalves em seu discurso na cerimônia de inauguração da fábrica.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, observou a importância da cacauicultura para o município como um setor gerador empregos e responsável pela preservação da Mata Atlântica. “Esta fábrica vai agregar valor ao cacau e dar uma importante contribuição para que a Mata Atlântica da região continue sendo preservada”, disse ele.

Ao participar da inauguração da indústria, o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, ressaltou sobre o plano de recuperação da lavoura cacaueira que foi realizado pela Ceplac em parceria com o governo estadual. O plano esta em sua segunda fase.

“Precisamos melhorar a qualidade de nossas lavouras e aumentar a área plantada porque temos dados que apontam o crescimento do consumo mundial de chocolate e queda na oferta de cacau no mundo. Esta é uma oportunidade que está diante dos produtores de cacau do Estado e não pode ser perdida por isto vamos retomar o plano de renovação da lavoura cacaueira”, disse o governador.

Tecnologia para a qualidade

Com um investimento R$ 8 milhões, a Floresta do Rio Doce conta com uma área construída de 1.250 m². Na primeira etapa do empreendimento serão gerados 32 empregos diretos e 1,2 mil indiretos. A indústria tem uma capacidade instalada para processar 4 mil toneladas de cacau por ano.

De acordo com o gerente regional da Ceplac/ES, Paulo Roberto Siqueira, Linhares é responsável pela produção de 92% do cacau cultivado no Estado. São 10 mil toneladas/ano.

“A indústria vai forçar os cacauicultores a produzir com qualidade e a Ceplac vai estar apta a capacitar mão de obra para assistir ao produtor”, informa Paulo Siqueira. O gerente regional da Ceplac/ES lembra que a certificação de cacau de origem tem um apelo social importantíssimo. Para conquistar a certificação como cacau de origem, toda mão de obra da lavoura deve ser registrada conforme determina a legislação.

E para melhorar a qualidade do cacau, os produtores podem contar com um importante parceiro. A Ceplac dispõe de tecnologia desenvolvida para fornecer para o produtor. “A Ceplac gera conhecimentos nos centros de pesquisa e também na assistência técnica. Estamos prontos para transferir este conhecimento ao produtor que deve observar que vai ganhar mais por oferecer um cacau de melhor qualidade para a indústria”, disse o diretor adjunto da Ceplac, Edmir Ferraz.

A inauguração da indústria Floresta do Rio Doce gera uma expectativa positiva para a cacauicultura capixaba. De acordo com o superintendente da Ceplac/BA, Antonio Zózimo de Matos Costa, a indústria de processamento de cacau de origem vai dinamizar a produção do cacau no Espírito Santo e agregar valor ao produto. “Há 53 anos, a Ceplac desenvolve pesquisas e extensão trabalhando em parceria com o produtor mostrando a necessidade de investir no melhoramento da produção”, disse ele.

O presidente da Associação dos Cacauicultores de Linhares (Acal), Guilherme Chicon Mosca, ressalta a importância de se investir na melhoria da qualidade do cacau para agregar valor à produção. Segundo ele, um cacau de qualidade tem preço mínimo de 10% acima do preço da commoditie. “Esta é uma boa oportunidade para que o produtor possa renovar sua lavoura, combatendo a vassoura de bruxa e cuidando da qualidade final do produto”, disse ele.

Na cerimônia de inauguração, o presidente da Acal, prestou homenagem ao diretor adjunto da Ceplac, Edmir Ferraz e ao gerente regional da Ceplac, Paulo Roberto Siqueira, com uma placa pelos relevantes serviços prestados à cacauicultura do Espírito Santo.

Ascom – Armênio

Mais informações:
Soraia Chiabai
Assessoria de imprenssa da Ceplac/Geres
(27) 3373 6555 – 9948 3796