Ceplac comemora 40 anos de atividades em Rondônia

Uma solenidade simples, mas marcada por fortes recordações, marcou na quarta-feira, 20, a comemoração da passagem dos 40 anos da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), no Estado de Rondônia. O evento reuniu no auditório da Superintendência de Desenvolvimento da Região Cacaueira da Ceplac, em Porto Velho, pesquisadores, extensionistas, técnico-administrativos, imprensa e produtores de cacau que foram saudados pelo superintendente Francisco das Chagas Rodrigues Sobrinho.

Na saudação, o superintendente destacou que as festividades serão realizadas de abril a dezembro deste ano nas ações cotidianas da instituição em favor da cacauicultura e dos produtores de cacau de Rondônia. Além de agradecer o empenho dos servidores federais lotados no órgão, Francisco das Chagas Sobrinho, destacou a ação da Ceplac pelo desenvolvimento da produção de cacau e outras culturais na diversificação da pauta agro econômica daquele Estado do Norte do Brasil.

Os primórdios da atuação da Ceplac no Estado foram lembrados pelo chefe do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec – RO), Caio Márcio Vasconcellos, na palestra “Um Breve Relato sobre os 40 anos da Ceplac Rondônia: Histórias e Realizações”, tendo destacado o dia 21 de abril de 1971 quando chegou ao Projeto Integrado de Colonização (PIC) Ouro Preto do Oeste, o pesquisador Frederico Álvares-Afonso, com sua família. Também falou da implantação da Escola Média de Agropecuária Regional da Ceplac (Emarc – RO), como uma das importantes realizações da instituição. Atualmente, o PIC passou a município de Ouro Preto do Oeste, onde está localizada a Estação Experimental da Ceplac (Estex – OP).

Também falaram o atual secretário-adjunto de Agricultura do Estado de Rondônia e também funcionário da Ceplac Antônio Deusemínio; Paulo Gil Gonçalves de Matos, coordenador de Planejamento, que apresentou projeto elaborado pelo Grupo de Trabalho para as comemorações dos 40 anos da Ceplac no Estado; o chefe do Cenex – RO, Wilson Destro; o chefe do Setor Administrativo, Shakespeare Madeira Casara; e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Ceplac no Estado de Rondônia (Sintracer), Roberto Cella. Ao final da solenidade, o gerente da Cooperativa Crediforte, José Sérgio da Silva, fez a entrega de uma bromélia ao superintendente Francisco das Chagas Sobrinho em homenagem à historia da instituição. Clique abaixo para:

História e Realizações

Programação para as Comemorações

Ascom-Rezende

Fonte: Jornalista ACS/Ceplac/Sueba

Luiz Conceição

Assessoria de Comunicação da Ceplac

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *