Ceplac apóia projeto cultural alemão de incentivo ao cacau
A posição da Ceplac foi explicitada pelo chefe do Serviço de Programação e Avaliação da Superintendência, Mário Tavares, durante encontro na quinta-feira, 29, com o diretor-executivo do Goethe – Institut, Ulrich Gmünder, e a secretária de Programação Cultural, Wibke Kannengiesser. Na oportunidade, o representante do superintendente Antonio Zózimo de Matos Costa disse aos visitantes que, como instituição de pesquisa e assistência técnica da lavoura, a Ceplac está apta a contribuir com subsídios históricos, culturais e agronômicos sobre a cacauicultura brasileira.
O Goethe – Institut/ICBA, situado em Salvador, desde 1962, é um entre 140 institutos culturais da República Federal da Alemanha com atividade em 80 países. O projeto, que vai desenvolver ao longo de 2011, enfocará a relação social do cacau e as conseqüências da metamorfose da planta até o seu consumo sobre a economia, sociedade e a cultura, bem como a sua elaboração nas artes e os seus efeitos sobre estas.
Projeto multidisciplinar semelhante, a instituição cultural alemã desenvolveu, em 2009, sobre a lavoura canavieira, quando elaborou “A Rapadura e o Fusca: Cana, Cultura e Sociedade”. Com “Metamorfoses do Cacau”, o Goethe – Institut/ICBA vai realizar um calendário de eventos no próximo ano, tendo na abertura, no mês de dezembro, um desfile de moda temático sobre cacau e chocolate, contando com a participação de uma faculdade de moda da capital baiana e Aliança Francesa de Salvador.
Ascom-Rezende
Fonte: Ascom-Ceplac