Cacau orgânico do Pará será exposto na Alemanha
O Pará será representado por 12 pequenos e médios produtores de cacau orgânico, que embora estejam expondo seu produto pela primeira vez fora do Brasil, já o exportam, desde 2008, para Áustria e Alemanha. A expectativa é conhecer a dinâmica do beneficiamento e produção do chocolate, formar um intercâmbio com as indústrias chocolateiras de outros países e conquistar novos mercados.
O cacau orgânico paraense tem certificação IMO (Instituto do Mercado Orgânico), emitida pela Suíça, e sua produção deverá crescer cerca de 15% neste ano, segundo a Secretaria de Agricultura do Estado (Sagri). “O cacau orgânico paraense tem mercado garantido nos países produtores de chocolate, sendo que hoje a procura pelo produto é bem maior do que a oferta”, afirma João Batista, gerente Sagri de Altamira.
O otimismo quanto ao crescimento da produção orgânica na região da Transamazônica se deve principalmente ao Centro de Referência de Produtos Orgânicos, que será inaugurado no próximo dia 23, em Altamira. O centro, construído com apoio do Governo do Estado, receberá a produção de oito cooperativas da região. Lá os produtos passarão por testes de laboratório para classificação e serão embalados para exportação.
O Pará produz 60 mil toneladas de cacau, a segunda maior produção do país, ficando atrás apenas da Bahia. Só a Transamazônica produz 40 mil toneladas, com 10 mil famílias envolvidas na atividade cacaueira na região.
Ascom-Rezende
Fonte: R2CPRESS – Roberto Rabat