Cacau e café têm experiência reconhecida por país africano.
A experiência na produção de café e cacau e a política brasileira direcionada pelo Plano Agrícola e Pecuário, levando em conta o desenvolvimento sustentável, foi apresentada, nesta quinta-feira (8), à delegação do governo de Camarões (África). Participaram do encontro representantes da Secretaria de Política Agrícola (SPA) e Secretaria de Produção e Agroenegria (Spae) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
“Desenvolver o agronegócio, tendo como referência o modelo brasileiro é o objetivo da nossa visita ao Brasil, além da possibilidade de firmar acordos de cooperação”, disse o diretor de Desenvolvimento da Agricultura de Camarões, Abdou Namba. Ele informou que a delegação está interessada nos programas do Mapa para produção de alimentos, fruticultura, cafeicultura e cacauicultura.
Durante o encontro foi apresentado um panorama do agronegócio brasileiro, com números da produção de carne de aves, bovina e suína, café, cacau e soja. O grupo conheceu também o Zoneamento de Risco Climático, importante ferramenta de orientação ao agricultor, inclusive na obtenção de crédito e na preservação ambiental.
A delegação de Camarões visita, ainda hoje, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). (Sophia Gebrim)
Ascom-Rezende
Fonte: MAPA