Brasil poderá produzir mais 200 mil toneladas de cacau

“A produção brasileira de cacau poderá ultrapassar as 220 mil toneladas de cacau nesta safra 2010/2011 de acordo com a previsão feita pelos técnicos da Ceplac”. A boa informação consta da primeira edição do “Jornal do Cacau” lançado durante concorrida solenidade com a participação de cacauibcultores, suas representações e imprensa regional no Setor de Relações Públicas da Superintendência de Desenvolvimento da Região Cacaueira da Ceplac na Bahia, no KM 22 da rodovia BR-415, trecho Ilhéus-Itabuna, na quinta-feira, 4.

A edição número 1 da publicação dá conta que o aumento da produção brasileira de cacau equivale a 43,65% em relação à safra agrícola 2009/10, que foi de 153,15 mil toneladas. “Das 220 mil toneladas previstas para a produção brasileira deste ano, a produção baiana deverá atingir as 155,9 mil toneladas – 2.5983.256 sacas de 60 kg – gerando aumento de 44,5% em relação à safra do ano agrícola 2009/2010”, sustenta o informativo produzido pelo Centro de Extensão da Ceplac (Cenex).

O superintendente interino da Ceplac na Bahia, Hermann Isensee, saudou o lançamento do “Jornal do Cacau” por considerar que a sua distribuição pelos Núcleos Regionais e Escritórios Locais e entre, agricultores, pesquisadores e extensionistas da Ceplac vai dinamizar a interação com os produtores, que também são responsáveis pela gradual recuperação da produção baiana e brasileira. “Saímos do fundo do poço, com 90 mil toneladas, no início da década, para quase o dobro neste ano. Desejamos reconhecer a boa receptividade da lavoura aos esforços institucionais e à tecnologia gerada pela Ceplac”, comemorou.

O chefe do Cenex, Sérgio Murilo Correia Menezes, declarou que o informativo será útil à difusão de tecnologias e um canal permanente entre a Ceplac e o agricultor. Já o chefe do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), Adonias de Castro Virgens Filho, vê a iniciativa como uma boa oportunidade de estreitamento do diálogo passada a fase mais aguda da crise da vassoura-de-bruxa de graves conseqüências para a produção brasileira de cacau que alcançava mais de 400 mil toneladas no final da década de 80.

Com oito página e diagramação leve, o informativo da Ceplac/Cenex tem noticiado variado e linguagem fácil, além de um espaço dedicado à agricultura familiar e é bimestral. O “Jornal do Cacau” é editado pelo jornalista Raimundo Nogueira, a partir de reportagens de Luiz Fernando de Deus e José Hamilton Santos e reportagem fotográfica de Jorge Conceição. O exemplar pode ser retirado em qualquer um dos Núcleos Regionais ou Escritórios Locais da Ceplac ou ainda recebido pelo correio eletrônico jornaldocacau@ceplac.gov.br.

Ascom-Rezende

Fonte: Ceplac/Jornalista ACS/Ceplac/Sueba/Luiz Conceição

Fotos: Cenex


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *