Brasil e México: discussão sobre cooperação em cacau
A discussão de projetos de cooperação Brasil-México na área de cacau, em continuação a entendimentos já iniciados com pesquisadores da Ceplac, através do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), Universidade Veracruzana e presidência do CNPq, trouxe à região o pesquisador mexicano Nisao Ogata Aguilar, diretor do Programa de Árvores Tropicais da Universidade Veracruzana, Xalapa, México, e o jornalista americano Marc Sommer. Contando também com a participação do professor da Uesc, Dário Ahnert; do diretor do Worldwatch Institute e da Universidade da Mata Atlântica, Eduardo Athayde, e do pesquisador da Ceplac, Uilson Vanderlei Lopes.
Na terça-feira, 13, no auditório Hélio Reis de Oliveira, do Cepec, na Superintendência da Ceplac na Bahia, o pesquisador Aguilar proferiu palestra sobre a evolução histórica do cacau no México, desde os Maias e Astecas até os tempos atuais, reforçando sempre a vinculação do fruto de ouro com a antropologia, história e cultura pré-colombianas elementos que considera tão importante quanto à pesquisa científica. “O resgate das características do cacau, sua identificação com as populações e outros atributos são essenciais para agregação de valor econômico”, afirmou o pesquisador, que se disse preocupado com o perigo de desaparecimento do cultivo do cacau no seu berço, o México, pelo ataque da monilíase do cacaueiro.
O chefe do Cepec, Adonias de Castro Virgens Filho, discutiu a possibilidade de cooperação com a universidade, inclusive com o intercâmbio de pesquisadores para estudo da monilíase do cacaueiro. Antes fez um relato das atividades da Ceplac, inclusive na pesquisa e no manejo integrado da vassoura-de-bruxa cuja tecnologia pode ser transferida aos produtores de cacau mexicanos.
Já o jornalista Sommer se disse interessado em programas de cooperação, inclusive com a possibilidade de comercialização de bebidas à base de chocolate no atraente mercado consumidor da Califórnia, nos Estados Unidos. “Além de centro avançado de consumo, o estado americano é portal para lançamento de produtos alimentícios vinculados à agricultura orgânica, mercado justo ou apelo à conservação ambiental”, comentou durante reunião com o chefe do Cepec.
Ascom-Rezende
Fonte:Ascom/Ceplac