Barro Preto vai recuperar sua cacauicultura
Projeto Barro Preto é Aprovado por Rogério Rocco.
Prefeito Adriano Clementino e a Comissão da CEPLAC e Instituto Chico Mendes.
O Prefeito Municipal de Barro Preto, Adriano Clementino recebeu toda a Comitiva da Comissão Executiva de Proteção da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) para apresentar o Projeto Barro Preto ao Coordenador Regional do Instituto Chico Mendes, Rogério Rocco, que gostou, aprovou o projeto e disse que irá ajudar a concretizá-lo.
Com o apoio total da Ceplac e da Mars Cacau, o Projeto consiste em permitir o cultivo do Cacau Cabruca na Área de Proteção Ambiental sem agredí-la, ou seja, não será feito o desmatamento, apenas a retirada de algumas árvores que impedem luminosidade necessária para o desenvolvimento do cacau, mesmo porque a cacauicultura depende da preservação da mata nativa para o seu sombreamento que também é vital no plantio.
Para cada árvore retirada, serão replantadas de três a cinco outras, incentivando a restauração de lugares que, por causa da crise do cacau, em mais de duas décadas, hoje são pastos para a criação de gado. O projeto é todo monitorado por satélites que codificam cada árvore da região, e isso previnará a retirada de árvores nativas ou em extinção, que possa prejudicar o Meio Ambiente.
De Acordo com o Prefeito, Barro Preto é a segunda cidade em preservação ambiental no Brasil e a primeira na Bahia, e esse projeto de cultivo do cacau cabruca mantendo a nossa mata preservada, trará de volta o desenvolvimento da economia dos produtores de cacau do nosso município e de toda a região. Barro Preto será referência do Desenvolvimento Sustentável em todo o país.
Fonte: Blog Sarrafo/Por Alana Andrade
Ascom -Rezende