Bahia terá 100 mil hectares de seringueira

Até o ano 2030, a Bahia terá 100 mil hectares de seringueira em regiões como baixo sul, recôncavo e litoral norte do Estado. Esta é uma das metas prioritárias definidas pela Câmara Setorial da Seringa e pelo Programa de Desenvolvimento da Heveicultura do Estado da Bahia, anunciada na manhã desta terça-feira, (10), pelo secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, na abertura do II Congresso Brasileiro de Heveicultura, no Centro de Convenções de Ilhéus. O secretário destacou que, no contexto do planejamento estratégico que está sendo elaborado para a agropecuária da Bahia para os próximos 20 anos, um dos objetivos é alcançar a autosuficiência da borracha natural para consumo das indústrias instaladas no Estado.

O secretário lembrou que a Bahia tem hoje cinco indústrias de pneus, “mas só produzimos 30% da matéria prima que elas consomem. O restante, 70%, é importado”. De acordo com o planejamento da Câmara Setorial, a heveicultura, (como é chamado o cultivo de seringueira), deverá passar de 15 mil toneladas/ano de borracha seca para a produção de 61,5 mil toneladas no ano de 2030 no estado da Bahia.

Além do secretário da Agricultura, a cerimônia de abertura contou com as presenças do diretor da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Jay Wallace da Silva, que representou o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Wagner Gonçalves Rossi.

Os mais de 600 participantes do congresso vão debater, dentre outros temas, a necessidade de expansão da cultura da seringueira no Brasil para suprir a demanda interna e contribuir com a redução do déficit de cerca de 170 mil toneladas anuais de borracha natural no Brasil, que atualmente depende da importação de grandes quantidades.

Ascom-Rezende

Fonte: Ascom Seagri – 10.08.2010
Josalto Alves – DRT-Ba 931
Tel.: (71) 3115-2794 / 8751-7484 / 9975-2354