Bahia será sede do Fórum Internacional do Chocolate

A Bahia vai sediar em 2011, pela primeira vez, a versão brasileira do Salon du Chocolate, que acontece todos os anos em Paris. Em data a ser definida, o Salão de Chocolates Eventos Internacionais, promotora do salão francês, vai organizar o Fórum Internacional do Chocolate, em Salvador e Itacaré, acontecimento que trará à Bahia os maiores e mais famosos chocolateiros da Europa. A informação foi prestada por Diego Badaró, diretor da Ammachocolate, empresa baiana que vai inaugurar no mês de agosto a primeira fábrica de chocolate de Salvador, no bairro de Pirajá, e é também organizadora do fórum. Ele foi recebido pelo secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, que considerou a programação uma grande conquista para a Bahia, “num momento em que o Estado está empenhado na recuperação da região cacaueira”. O evento terá o apoio da Seagri.

De acordo com Badaró, “pela primeira vez na historia do salão haverá um evento num país produtor. Na França, o salão acontece numa área de dois mil metros quadrados, com participação de dez países produtores, mas eles não visitam as fazendas. A maioria dos chocolateiros nunca visitou uma fazenda de cacau”. Este será um diferencial da versão brasileira do evento. Durante dois dias, em Salvador, eles vão participar de palestras e debates, seguindo depois para o município de Itacaré onde da programação vai constar a visitação a fazendas de cacau.

O lançamento do Fórum Internacional do Chocolate vai acontecer em Salvador, na última semana de agosto, durante a inauguração da Fábrica Ammachocolate, que vai produzir chocolates artesanais de alta qualidade, com até 85% de concentração de cacau, em Porto Seco Pirajá. “Será a primeira fábrica com controle total, desde a plantação até o produto final”, explica Badaró. No final de outro, o fórum será lançado internacionalmente na França, no estande da Bahia no Salon du Chocolate de Paris.

Ascom-Rezende

Fonte: Josalto Alves – Ascom Seagri
DRT-Ba 931
(71) 3115-2794 / 8751-7484

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *