Bahia Farm Show 2011 negociou 80% mais que em 2010
Com um crescimento que surpreendeu até mesmo os organizadores, a Bahia Farm Show 2011, mais que nunca, se consolida como a maior feira de tecnologia agrícola e negócios do Norte/Nordeste. A edição que ocorreu na última semana, entre os dias 31 de maio e 04 de junho, bateu recordes em negócios prospectados, área e público. O valor apurado na comercialização de máquinas, implementos, insumos e outros produtos durante os cinco dias do evento foi de R$570 milhões, ou 80% a mais que em 2010, quando os negócios chegaram a R$316 milhões. Os dados foram levantados junto aos agentes financiadores que participaram do evento, como Bradesco, Banco do Brasil, BNB e Desenbahia.
Em área de exposição, a feira cresceu 27%, e mais de 44,3 mil pessoas passaram palas catracas do Complexo, para participar de um verdadeiro festival de tecnologia. A Bahia Farm Show 2012 já tem data: de 29 de maio a 02 de junho.
“Batemos recordes de produção e produtividade nas lavouras nesta safra, e estes resultados refletiram na Bahia Farm Show. O produtor se capitalizou e reinvestiu suas margens no negócio, ampliando áreas plantadas e, consequentemente, adquirindo mais tecnologias”, explica o presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Walter Horita. Ele ressalta que a edição passada já foi vitoriosa, sinalizando o bom momento que o agronegócio começaria a experimentar no Brasil, cujo início se deu no segundo semestre de 2010, após cerca de quatro anos muito difíceis.
“É incrível a avidez que o produtor tem por novidades. Temos uma responsabilidade muito grande com o mundo, de produzir alimentos em abundância e acessíveis, otimizando a relação com os recursos naturais como a água e o solo. Só assim, com técnica e tecnologia, é que se consegue vencer o desafio da produtividade”, afirma Horita.
Demanda aquecida
Com os preços do algodão, da soja e do milho em alta, carros-chefes da região, e o reflexo disso no plantio da safra 2011/2012, o ânimo da indústria e do comércio durante a feira também foi às alturas. A rede hoteleira de Luís Eduardo Magalhães estava 100% ocupada há seis meses de acontecer a Bahia Farm Show, e os municípios vizinhos, como Barreiras, tornaram-se alternativa de hospedagem para os visitantes de todo o país.
No Complexo Bahia Farm Show, as área de exposição também se esgotaram rapidamente. Pela primeira vez em sete edições, todos os espaços foram comercializados há cerca de 30 dias antes do evento. A feira saiu de 50 mil metros quadrados de área em 2010 para 63,2 mil metros quadrados este ano. Se somadas as ruas, praças, áreas de convivência diversas, restaurantes, dentre outros, a extensão total da Bahia Farm Show passa para 105 mil metros quadrados.
“A demanda foi maior que a oferta, e quem deixou para procurar o Comercial da feira na última hora, ficou sem lugar. Ao invés de ampliar a área do parque, optamos por qualificar ainda mais a infra-estrutura, porém, um incremento físico está previsto para o ano que vem”, afirma o coordenador geral da feira, Alex Rasia.
A Bahia Farm Show é promovida pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Associação dos Revendedores de Máquinas e Implementos Agrícolas do Estado da Bahia (Assomiba), Fundação Bahia e Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães.
Ascom-Rezende
Fonte: Imprensa Bahia Farm Show
Catarina Guedes – Assessora de Comunicação
(71) 8881-8064/ (77) 8802-0685
WWW.bahiafarmshow.com.br