Anater deverá ter integração com órgãos de pesquisa
Durante encontro para discutir a criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura (Mapa), Caio Rocha, destacou a importância dos órgãos de pesquisa públicos e privados para o funcionamento da Agência. A reunião aconteceu na tarde desta segunda-feira, 7 de outubro, no Bay Park Resort em Brasília.
Caio Rocha explicou que a integração da Anater com esses órgãos é fundamental para criar novos mecanismos de treinamento e capacitação no meio rural.
“A Agência só vai funcionar se os órgãos como a Embrapa, as universidades, entre outros, derem apoio e subsídios aos extensionistas. A Anater terá nos seus objetivos, além da prestação da assistência técnica, a inovação tecnológica integrada à pesquisa e à participação do médio produtor”, explicou o secretário.
Durante o encontro, ainda foi assinado um termo de cooperação entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). A parceria tem o objetivo de definir e viabilizar estratégias que irão permitir o compartilhamento de conhecimentos produzidos pela empresa pública de pesquisa e ações que potencializem o acesso a informações relativas à agropecuária para a sociedade.
Além do secretário do Mapa, estiveram presentes representantes da Embrapa e dos ministérios do Desenvolvimento Agrário; Desenvolvimento Social; da Pesca e Aqüicultura.
Fonte: MAPA
Decom: Orlando