Aliança dos Países Produtores de Cacau (Copal) declara vacância do posto de Secretário-Geral

As nações membros da Aliança dos Países Produtores de Cacau (Copal) têm até o dia 31 de dezembro para apresentar candidatos à seleção ao cargo de Secretário-Geral. Com a declaração da vacância pelo Secretariado, em face do final do termo contratual do atual mandatário, e em linha da decisão tomada na reunião de Conselho de Ministros, realizada em 24 de Setembro, em Kuala Lumpur, Malásia, o novo Secretário–Geral deverá assumir as funções em 1º de Outubro de 2011.

Os critérios definidos para seleção do Secretário–Geral estipulam que o candidato deve ser natural de um país membro da Aliança, requerendo-se ser aprovado pelo Governo de seu país. Preferencialmente, o candidato deve ter mais de 35 anos, habilitação mínima de Mestrado (Master’s Degree) de universidade reconhecida e graduação em Economia, Agronomia, Administração ou Comércio.

O candidato deve ter desempenhado um cargo de responsabilidade de pelo menos 10 anos em gestão ou administração numa Organização Internacional, Entidade Governamental ou Organização de Comércio, além de bom conhecimento e experiência no funcionamento de Acordos Internacionais sobre Mercadorias e dos mercados de Mercadorias. Deve ter também, conhecimento de Inglês ou Francês, idiomas de trabalho da Aliança e, caso fale apenas um dos idiomas, deve estar preparado para aprender o segundo. O conhecimento de Espanhol ou Português seria uma vantagem adicional.

Todas as candidaturas devem ser apresentadas ao Secretariado da Cocoa Producer’s Alliance – Copal, no National Assembly Complex – Tafawa Balewa Square – P.O. Box 1718 – Lagos – Nigéria.
Ascom-Rezende

Fonte: Jornalista ACS/Ceplac/Sueba/Luiz Conceição