Agricultores familiares da região sul recebem milhares de alevinos

Cerca de 300 pequenos agricultores familiares de Ilhéus e Uruçuca terão, a partir desta quinta-feira (23 de setembro), mais uma alternativa de renda para suas famílias. Eles serão atendidos pelo projeto de repovoamento de aguadas públicas da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária , Seagri, através da Bahia Pesca, que distribuirá 170 mil alevinos de tilápias e tambaquis. “O objetivo é aumentar a oferta do pescado na região e dar nova opção de renda a estas famílias”, explica o diretor-presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli.

Os animais serão colocados em tanques-rede ou aguadas comunitárias para que cresçam e, dentro de 6 a 12 meses, possam ser retirados para consumo das famílias ou venda. A expectativa é de que na época da despesca os aquicultores retirem dos tanques mais de 20 toneladas de peixes.

Acompanhamento técnico

A entrega dos animais aos moradores das zonas rurais será acompanhada por técnicos da empresa, que orientarão os produtores sobre as aguadas apropriadas para o crescimento dos peixes e a alimentação adequada a ser fornecida aos alevinos em cada fase de sua vida.

Os profissionais estarão envolvidos em todo o processo, desde a fase de engorda até a captura. “Não basta apenas ter uma aguada para que o produtor esteja apto a receber os alevinos. É preciso haver esse trabalho técnico, que permite que o programa obtenha resultados e possa ter continuidade. Os cuidados são necessários para que a taxa de sobrevivência dos peixes se mantenha em níveis aceitáveis, e para que os alevinos alcancem um tamanho e peso ideal”, diz Albagli.

Ascom-Rezende

Fonte: R2CPRESS/Postado por: Roberto Rabat Chame | Editoria:   |