Adab treina auxiliares de fiscalização

Auxiliares de fiscalização das barreiras fixas da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) participarão, nos próximos dias 15 e 16, em Feira de Santana, de uma capacitação destinada à padronização dos procedimentos de trabalho. Com o apoio do Ministério da Agricultura, cerca de 20 profissionais receberão o treinamento sobre a fiscalização do trânsito de aves, seus produtos e subprodutos, nas barreiras sanitárias no Estado da Bahia.

A uniformização dos critérios referentes às atividades de Defesa Sanitária Animal também será abordada durante o curso, com ênfase para a Sanidade Avícola nas diversas coordenadorias regionais da Adab, em consonância com as legislações federal e estadual.

Os participantes reberão informações sobre as principais doenças que afetam as aves, como Newcastle, Influenza Aviaria, Salmonela, Micoplasma e doença de Marek. Também receberão informações sobre emissão, validade, prazos e finalidades da Guia de Trânsito Animal, atualização e registros nos livros de ocorrência, aplicação de multas e notificações.

Peixamento beneficia agricultura familiar em dois municípios

Cerca de mil famílias de pequenos agricultores dos municípios baianos de Itaberaba e Taperoá serão beneficiadas, amanhã, com o peixamento (soltura de alevinos em rios ou tanques) e despesca (retirada dos peixes já crescidos, prontos para consumo ou comercialização) de carpas e tambaquis.

As ações fazem parte do programa de repovoamento de aguadas públicas desenvolvido pela Secretaria estadual da Agricultura (Seagri), através da Bahia Pesca, que este ano deve produzir 50 milhões de alevinos (filhotes de peixe).

Ascom-Rezende

Fonte: SEAGRI