Adab implanta jardins clonais de abacaxi resistentes à fusariose no Sul da Bahia

0

abacaxiA fusariose, praga causada pelo fungo Fusarium subglutinans, vem dizimando as plantações de abacaxi na Região do Sul da Bahia, alcançando prejuízos econômicos em até 90% da produção. Diante desta realidade, entre os dias 17 e 19 deste mês, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, vai implantar os Jardins Clonais da Variedade Vitória, resistente à fusariose, nas associações de pequenos produtores de Cururutinga, Santa Aninha e no Assentamento Nova Vitória. Esta iniciativa visa a implantação do Manejo Integrado de Pragas no sul do Estado e é decorrente da capacitação em Fitossanidade na Cultura do Abacaxi realizada pela Agência nos dias 30 e 31 de julho, em Valença.
O gerente do escritório da Adab em Ilhéus, Geraldo Nascimento, orienta que a cultivar sem espinho proporciona adensamento de até 51 mil plantas por hectare. Ao contrário da variedade Pérola que propicia 20 mil plantas por hectare. Esta tática de controle tende reduzir o uso de agrotóxico e a contaminação ambiental. “Para evitar um problema de amplitude maior, precisamos conscientizar os produtores sobre o controle da praga, para que eles se tornem nossos parceiros nas atividades de campo”, ressalta o gerente.
“A produção de abacaxi é extrema de importância econômica para o Estado porque se trata de uma atividade geradora de emprego e renda para os pequenos agricultores”, salienta o diretor de Defesa Sanitária Vegetal, Armando Sá, ressaltando que, só adotando as medidas propostas pela Adab o produtor conseguirá o aumento de renda por unidade de área.
“Nesta primeira etapa serão plantadas 170 mil mudas entregues  às Entidades representativas dos  pequenos produtores da Agricultura familiar, sanando o problema fitossanitário da fusariose na região do sul da Bahia”, afirma o engenheiro agrônomo e coordenador do Projeto de Fitossanidade do Abacaxi da Adab, Antônio Bergman, lembrando que antes de entregar as mudas, os profissionais da Agência, em convênio com a Biofábrica, capacitam os produtores quanto ao manejo da cultura.
Fonte: ADAB

Decom: Orlando

Os comentários estão desativados.