DF: Brasília sedia seminário sobre certificação sanitária internacional

Em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a União Brasileira de Avicultura (Ubabef) será uma das organizadoras de um seminário sobre Certificação Sanitária Internacional que será realizado dia 7 de junho, em Brasília. Também participarão do seminário a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) e a Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs).

A iniciativa faz parte dos esforços da Ubabef em reunir propostas para aprimoramento da logística do setor avícola. Através de workshops periódicos, iniciados em novembro de 2010, esse trabalho tem sido realizado com o foco de reunir sugestões para cinco áreas principais: Infraestrutura, Ministério da Agricultura, Receita Federal, Banco do Brasil e Embaixadas e Consulados. E desta forma inclui, além de questões diretamente relacionadas aos transportes e operações portuárias, também a análise de procedimentos em fiscalização e certificação de produtos.

“Estamos consolidando propostas de aprimoramento voltadas para harmonização de procedimentos e redução de custos, por exemplo, ouvindo importantes players que participam da cadeia avícola, da produção à exportação. Com a agilização de nossa logística poderemos ampliar a competitividade da carne de frango brasileira no mercado internacional, incentivando o emprego e a renda no mercado interno”, destacou o Diretor Administrativo e Financeiro da Ubabef, José Perboyre Ferreira Gomes, coordenador dos workshops de logística.

A próxima reunião, marcada para 14 de junho, terá a presença do Diretor Executivo do Centro Nacional de Navegação (Centronave), e de representantes de algumas das principais empresas de navegação.

Também como parte da estratégia de contribuir com o aprimoramento da logística o Diretor Administrativo e Financeiro da Ubabef participou ontem (18), em Camboriú (SC), de uma reunião com a Associação* Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) e representantes de agroindústrias catarinenses. O encontro faz parte de uma agenda com a proposta de oferecer sugestões para a melhoria de procedimentos nesse trabalho de fiscalização.

Ascom – Armênio

Fonte: Ubabef/Página Rural