Bahia mostra chocolate de origem durante festival em Lisboa

Bahia mostra chocolate de origem durante festival em Lisboa

A quarta edição do festival “O Chocolate em Lisboa” promoveu a iguaria do sul da Bahia. O evento, com mais de 80 expositores, fomenta o turismo, além de viabilizar a promoção e comercialização dos produtos empreendidos pela agricultura familiar, especialmente a comercialização de amêndoas de cacau e chocolate.
Há quatro anos, O Chocolate em Lisboa reúne os melhores projetos artesanais de chocolate, marcas nacionais e internacionais de prestígio e alguns dos mais renomados Chefes e Mestres Chocolateiros vindos de diversos países como Portugal, Bélgica, Suíça, Espanha, França, Itália, Inglaterra, São Tomé e Príncipe, Gana, Perú, México, EUA, Vietname, República Dominicana e Venezuela.
Uma das boas novidades foi a visita de Ricardo José Pedras Rodrigues Ribeiro, presidente da Óbidos Criativa, ao stand baiano. Na ocasião, foi fechada parceria entre o Festival de Óbidos e o Chocolat Festival, que acontece em julho em Ilhéus.
Depois de anos de incertezas, a cultura do cacau na Bahia encontra novos caminhos, com destaque para o cultivo orgânico e a produção de chocolates finos. Atualmente, o estado é o mais importante produtor nacional de cacau, com grande potencial para exportação.
A presença da Bahia nos principais eventos mundiais do setor chocolateiro é mais uma das ações do Governo do Estado – em parceria com a Costa do Cacau Convention Bureau e a Associação de Turismo de Ilhéus (ATIL) -, que já investiu na Costa do Cacau, consagrando o projeto Divulgação Bahia Destino – Rota do Cacau e que também contemplou a Estrada do Cacau e do Chocolate, a primeira rodovia temática do estado, localizada na BA 262, que liga os municípios de Ilhéus e Uruçuca.

Fonte: Mercado do cacau
Decom: Fabiana