Técnicos de Fiscalização participam de debate sobre legislação sanitária na Expointer

Técnicos de Fiscalização participam de debate sobre legislação sanitária na Expointer

GEDSC DIGITAL CAMERA

A audiência Pública foi promovida pela Comissão de Agricultura do Senado, no dia 02 de setembro,durante a Expointer, (principal feira do agronegócio) em Esteio/RS. Além dos Técnicos de Fiscalização Federal Agropecuária, representados por Dirigentes da ANTEFFA, participaram do evento representantes do Ministério da Agricultura; do Ministério Público; CNA e diversas entidades.

Colocada a complexidade do assunto que envolve temas que vão desde o quantitativo de pessoal envolvido no processo de inspeção e fiscalização dos alimentos consumidos no país à estrutura das três esferas de governo, (Federal, Estadual e Municipal) esta rodada de discussão foi importantíssima e esclarecedora.

Dirigida pela senadora Ana Amélia Lemos, a audiência verticalizou a discussão e expôs a necessidade de ampliar o debate, estendendo-o a mais setores da sociedade a fim de mensurar o papel dos agentes envolvidos no processo.

A possibilidade de implantação de uma Legislação Sanitária Brasileira Unificada, de forma que as medidas de inspeção higiênico-sanitária e tecnologia aplicadas por diferentes serviços de inspeção sejam únicas, assim como os objetivos de inspeção, fiscalização, inocuidade e qualidade dos produtos, visando assim agilizar os processos e abrir novos mercados a todos os produtores de alimentos,como colocou a senadora Ana Amélia Lemos, se mostra cada vez mais necessária, no entanto, é imprescindível se trabalhe conjuntamente com todos os setores para que haja uma convergência dos interesses e das condições dos trabalhadores, ds entes federativos e, sobretudo, dos consumidores.

José Bezerra da Rocha, vice-presidente da ANTEFFA, em sua fala ressaltou a importância da rodada de discussão promovida pela comissão de Agricultura do Senado e pontuou a necessidade de ampliar o debate. Mais de 100 pessoas, entre produtores, representantes de diversas entidades, políticos, jornalistas e servidores participaram do evento.
Fonte: ANTEFFA
Decom: Fabiana