Ceplac e Prefeitura Municipal de Ipiaú promovem o 2º Encontro dos Produtores de Frutas

Ceplac e Prefeitura Municipal de Ipiaú promovem o 2º Encontro dos Produtores de Frutas
“Organização e Sustentabilidade” é o tema do 2º Encontro dos Produtores de Frutas de Ipiaú, que será realizado no próximo dia 15 de junho, pela Ceplac – Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira/MAPA, Prefeitura Municipal de Ipiaú e o Agropólo do Vale do Rio das Contas, no Centro Comunitário Batista Sete de Setembro, localizado à Rua Jaldo Reis, Ipiaú-Bahia.
O Encontro, que integra o calendário de eventos do Agropólo do Vale do Rio das Contas, formado por 15 municípios, é coordenado pelo pesquisador da Ceplac, Antônio Carlos de Araújo e conta na sua organização com o apoio da equipe regional da Ceplac em Ipiaú, sob a responsabilidade de Vilson Santos Souza e do Secretário de Agricultura daquele município, Helvécio Orlando Cardoso de Araújo.
De acordo com o superintendente da Ceplac na Bahia, Carlos Alexandre, o evento representa uma oportunidade para que pesquisadores, extensionistas, fornecedores de insumos e produtores rurais, possam trocar experiências e informações, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da fruticultura regional.
O chefe do Centro de Pesquisas e Extensão Rural da Ceplac, Adonias de Castro, destacou a importância do evento para o produtor regional. “Um grande momento para que os produtores de frutas participem e se atualizem com novas tecnologias de produção e acesso a mercados”.
Ele ressaltou ainda, que em razão da crise da cacauicultura, a Ceplac incentivou a diversificação da economia regional, desenvolvendo vários estudos que contribuíram para implantar e consolidar o Agropólo. “Em consequência disso a maioria dos pomares foi implantado em propriedades produtoras de cacau, o que viabilizou a sustentabilidade financeira dessas propriedades”, explicou Castro.
O prefeito de Ipiaú, Deraldino Alves Araújo, afirmou que desde o início do projeto do Agropólo do Vale do Rio das Contas a Prefeitura e a Ceplac sempre caminharam juntos. “Essa parceria gerou bons frutos e o município está aberto aos projetos que visam a melhoria da qualidade de vida da nossa população”, garantiu o prefeito.
O evento conta também com o apoio do Governo do Estado da Bahia (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional-CAR e Secretaria de Desenvolvimento Rural), ADAB, FAEB, SENAR, SEBRAE, Banco do Nordeste, Território do Médio Rio das Contas-TMRC, Aprofruta e as indústrias regionais: Bahia Frutis, Nutricau, Doce Mel, Jequitibá e Sempre Viva.
Fonte: Ceplac
Decom: Armênio