Centenário do Serviço de Inspeção Federal

Centenário do Serviço de Inspeção Federal

O Serviço de Inspeção Federal, conhecido mundialmente pela sigla S.I.F. e vinculado ao Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal – DIPOA, é o responsável por assegurar a qualidade de produtos de origem animal comestíveis e não comestíveis destinados ao mercado interno e externo, bem como de produtos importados. Atualmente, o S.I.F. tem atuação em mais de 4 mil estabelecimentos brasileiros, sendo 3.244 que recebem o selo do S.I.F e 1.705 estabelecimentos relacionados, todos sob a supervisão do DIPOA.O selo surgiu em 1915, quando foi editado o primeiro regulamento para a criação do serviço de inspeção dentro dos estabelecimentos processadores. Até receber o carimbo do SIF, o produto atravessa diversas etapas de fiscalização e inspeção, cujas ações são orientadas e coordenadas pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA/Mapa).

Todos os produtos de origem animal sob responsabilidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento são registrados e aprovados pelo S.I.F. visando garantir produtos com certificação sanitária e tecnológica para o consumidor brasileiro, respeitando as legislações nacionais e internacionais vigentes.
Atualmente o Brasil exporta seus produtos de origem animal para mais de 180 países, se destacando como um dos principais exportadores mundiais, transmitindo segurança dos produtos sob fiscalização do DIPOA por meio do selo do Serviço de Inspeção Federal (S.I.F.).

O Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) é a instância central e competente pela inspeção de produtos de origem animal no país, sendo subordinado administrativamente à Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA).

O Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) é responsável pela elaboração das diretrizes de ação governamental para a inspeção e fiscalização de produtos de origem animal, contribuindo assim com a formulação da política agrícola do Brasil.

Visando a promoção do agronegócio brasileiro, o DIPOA promove articulações com as unidades organizacionais do órgão competente do MAPA, para elaboração de propostas para subsidiar a posição brasileira nos fóruns do MERCOSUL, no Comitê de Medidas Sanitárias e Fitossanitárias,(SPS) da Organização Mundial do Comércio (OMC) e no Codex Alimentarius-da FAO/ junto à Organação Mundial da Saúde (OMS).

O DIPOA também possui um importante papel na conquista de novos parceiros comerciais identificando pontos de interesse para a abertura de mercado proporcionada por atos internacionais, acordos bilaterais regionais e birregionais sobre questões sanitárias de produtos de origem animal e seus derivados, junto aos órgãos da administração pública, entidades representativas do agronegócio brasileiro e às representações estrangeiras no Brasil.

O Sistema de Informações Gerenciais do Serviço de Inspeção Federal (SIGSIF), criado em 2003, constitui uma ferramenta de gerenciamento do Serviço de Inspeção Federal e automação de processos de trabalho.

O Sistema de base Oracle permite que a grande quantidade de dados rotineiramente gerados na produção e fiscalização de produtos de origem animal, em estabelecimentos registrados sob SIF, sejam lançados gerando informações sobre abate, produção, condenação e comercialização, recepção de matéria prima, rótulos analisados, certificados e guias de trânsito.

Os principais processos que estão operacionais são a concessão de Registro dos Estabelecimentos Produtores, a Análise de Rótulos de Produtos de Origem Animal, a Certificação Sanitária, Mapas Estatísticos (Dados Nosográficos), Quadro de Avisos e Recursos Humanos.

Fonte: MAPA
Decom: Fabiana